segunda-feira, 11 de maio de 2015

Artigo: Cenário nebuloso

O brasileiro não tem culpa. Seja ele dono de um título de eleitor ou não. Cada dia que passa se torna mais difícil até para os “entendidos” saber ou prever como vão agir os partidos e as massas em diversos níveis. Se for governo, aperta; se for oposição, se taca pedra. Minimiza seus erros achando culpado alheio e se vangloria de .... é, não há do que se enaltecer no momento.

A postura dos partidos e dos políticos é um samba em descompasso. É o caso do PT, que condena Beto Richa pela violência, mas que freou na força a greve dos caminhoneiros. Partido contra a terceirização, mas que não puniu o PMDB quando votou a favor. Sigla que apoio o ajuste fiscal e olhou feio para o PDT, que nesta pauta, foi contra.

E o PSDB não vai longe. No Congresso, como oposição diz que defende o trabalhador. Mas nos estados, como São Paulo e Paraná, aumenta impostos e taxas e senta a borracha em professor. E flerta com a extrema direita, mesmo querendo pousar de social democracia. E se envergonha de aplaudir o governo Dilma por medidas que ele mesmo tomaria.

Mas a confusão, ao eleitor, não se restringe aos dois partidos. Ela se espalha pelo Brasil. Como não elogiar o prefeito Gustavo Fruet quando abriu as portas da Prefeitura para abrigar os feridos da Batalha do Centro Cívico? Mas essas mesmas palmas seriam mantidas se soubessem que o prefeito não valoriza o salário base dos servidores municipais, promove calote na saúde e educação, não tem coragem de romper com grupos políticos que sugam a cidade como no transporte? Menino bom ou menino levado?

Neste descompasso da política também entra a sociedade. Povo que vaia a Dilma num dia e no outro se solidariza com o professor. Povo que protesta por educação, mas não critica governador violento. Na mesma esteira entram os sindicatos e movimentos sociais. Apoiar o governo contra o perigo do retrocesso ou Romper com um governo que utiliza os movimentos sem contrapartida para se segurar em Brasília? Eis a questão.

De um lado, o cenário é nebuloso. Mas de outro, há algum tempo a política não estava tão intensa na boca do povo.
_________
#alfinetadodia E a taxação das grandes fortunas, saiu da pauta do governo federal?
#Bolsadeapostas Os deputados vão protocolar o impedimento de Beto Richa: ( ) Sim ( ) Não ( ) Já que a vaca tossiu, é mais fácil chover canivete.

#pingafogo no zap zap. Alguém sabe por que os vereadores de Curitiba precisam de carros novos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário