sábado, 21 de fevereiro de 2015

Kollon 3endon Dababaat (Subtitulado al Español)





Vendo documentário na Globo News sobre o Estado Islâmico, me interessei pela expressão sharia, que é a lei que serve de subsídio para o comportamento e o julgamento das pessoas e dos "infiéis".
Eis que na minha busca rápida do Google foi sugerido, enquanto escrevia sharia, o nome de Shadia Mansour. Curioso que sou, colei o nome no YouTube para ver no que dava.
Surgiu aos meus ouvidos uma canção cheia de dor, cujo o refrão, cantado em árabe (se não me engano, assim como toda a canção), diz: "Eles têm tanques, nós temos pedras; Eles derrubam nossas casas e matam nossos filhos, Liberdade para a Palestina, aos heróis de Gaza" e "é preciso acabar com o sionismo - bang, bang".
A música mistura a melodia tradicional ao meu ouvido ocidental da dança árabe com o rap de luta. Ela ainda enfoca o sonho palestino de liberdade com as idéias de Che Guevara.
É uma interessante "descoberta" para observar como a cultura, a música e a tecnologia se movimentam e interagem. Serve para sentir a dor e os anseios sem o filtro do interesse político e financeiro daqueles que transportam a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário