segunda-feira, 31 de março de 2014

Copa Sindijor dos semideuses

A mudança de clima em Curitiba tem origem. Ela teve epicentro em uma partida de futsal realizada no Jardim das Américas. Lá ocorreu um confronto que até saiu faísca. A partir da quadra, o clima esquentou, os ânimos se elevaram, formando uma tensão no ar. A atmosfera, tentando abafar o caso, reuniu as nuvens, esfriou o clima e enviou uma chuva como mensagem aos semideuses.  Sem sucesso, a única coisa que conseguiu fazer foi criar uma goteira no teto e uma poça na quadra. É verdade que um deles escorregou por um instante, mas nada o que fizesse perder sua força.

Se a atmosfera não teve sucesso em minimizar o racha entre as duas equipes que repetiam, nas quartas-de-final do Torneio de Futsal do Sindijor,o duelo ocorrido no primeiro jogo da competição, também do alto, os errantes humanos alimentavam a discórdia. Alguns incentivam Trovão, senhor de sua equipe, cérebro de um futsal clássico, com muita troca de bola e de posicionamento. Algo até incoerente com seu nome, uma vez que seria espelho dessas ações térmicas que inundam cidades, derrubam árvores, apagam postes de luzes, semáforos, entre outros. Certo é que nervosinho é o relâmpago. Talvez Trovão seja apenas aquele responsável por distribuir os raios, ou os passes que culminam em gols.

 Por outro lado, havia uma torcida deslumbrada por Thor e suas habilidades extraterrestres. Alguns até tentavam menosprezar seus poderes, caracterizando apenas como “o cabeludo” ou alegando que ele era muito violento nas entradas e no confronto com os adversários. Uma falsa polêmica. Uma tentativa frustrada de transformar o herói em inimigo ou de opor ainda mais os colegas de clima, pensando na futura semifinal. Quem conhece Thor, na versão mitológica, sabe que seu objetivo é proteger a humanidade e promover a santificação, a fertilidade e a cura. Já quem se aproxima de Thor na versão humana logo observa seu caráter amável, sua preocupação com a cultura e em tornar a sociedade cada vez menos conflituosa. A única diferença entre o deus e o humano é que o primeiro carrega um martelo enquanto o segundo dá marteladas com sua perna esquerda quando chuta a bola.

Não houve mortos na partida entre Relevo de Thor e Ace/Gazeta de Trovão. Mas houve baixas. Se não é incorreta a informação, uma expulsão de cada lado, além de vários cartões amarelos distribuídos pela arbitragem.  Como resultado final, embora Trovão, com seu esquete cerebral tenham começado o confronto com dois relâmpagos na rede, Thor e seus aliados ágeis tomaram controle das ações. Com um Martelaço do meio da quadra no ângulo do gol, Thor e seu profundo Relevo avançaram para a semifinal. Coitados de seus adversários.
----------
Manolo Ramires


Nenhum comentário:

Postar um comentário