segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Musas da música erudita 2: Khatia Buniatishvili

 Nascida em 21 de Junho de 1987, Tbilisi, Geórgia pianista Khatia Buniatishvili e sua irmã mais velha Gvantsa foram introduzidas para o piano desde cedo por sua mãe, uma amante da música entusiasmado. Jogando quatro mãos continua a ser uma das atividades favoritas das irmãs.
O extraordinário talento de Khatia foi reconhecido quando ela era muito jovem. Aos seis anos ela já estreou como solista com uma orquestra e, posteriormente, foi convidada a dar performances a hóspedes na Suíça, Holanda, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Áustria, Rússia, Israel e os EUA. Khatia prefere não ser considerada uma criança prodígio. Acima de tudo, ela abraça pianistas de gerações anteriores, como Rachmaninoff, Richter e Gould.  Ela admira Martha Argerich por sua singularidade e, como conseqüência, não vê Argerich como alguém que ela deve tentar imitar. E uma vez que ela considera a si mesma como "totalmente uma pessoa do século 20", Khatia não identifica tanto com pianistas da atualidade.

Khatia Buniatishvili tem dado recitais a solo aclamados pela crítica e concertos de música de câmara em tais locais renomados como Wigmore Hall de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão eo Musikverein, em Viena. Em 2008, ela fez sua estréia nos EUA em concerto no Carnegie Hall (Zankel Hall), realizando Segundo Concerto para Piano de Chopin.

Na BBC Radio 3 Artist Nova Geração Khatia colabora regularmente com as orquestras.  Khatia Buniatishvili fala cinco línguas fluentemente e vive em Paris.
Seu site oficial é:  http://www.khatiabuniatishvili.com
Seu perfil no Facebook é:  https://www.facebook.com/khatia.buniatishvili

Nenhum comentário:

Postar um comentário