Rádio Agência NP -
Entre os romances digitalizados estão, “O guarani”, de 1857; “Senhora”, de 1875; e “O Sertanejo”, de 1875. O projeto é construído pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Casa José de Alencar.
As obras de um dos pais do romance literário brasileiro, José de Alencar, podem ser acessadas gratuitamente pela internet. Na biblioteca virtual do site da Casa de José de Alencar estão disponíveis obras completas do autor que podem ser baixadas em formato PDF. Até o momento são 14 obras disponíveis.
O cearense José de Alencar ficou marcado na história por suas obras de caráter regionalista e indianista, com personagens heróicos e de forte personalidade.
Segundo o site da Casa, “a saudade de sua cidade de origem o faz escrever romances com características brasileiras – Iracema, é um dos mais conhecidos -, tornando-o um dos maiores autores da Literatura Brasileira”.
Entre os romances digitalizados estão, “O guarani”, de 1857; “Til”, de 1871; “Senhora”, de 1875; “Lucíola”, de 1862; e “O Sertanejo”, de 1875. Há também textos de algumas peças de teatro, como a comédia “Verso e Reverso”, de 1857. Além de trechos de manuscritos do escritor como o “Como e Porque Sou Romancista”, a autobiografia intelectual de Alencar.
O projeto é construído pela Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e pela Casa José de Alencar, museu sediado em Fortaleza (CE), no sítio onde o romancista chegou a viver. Para acessar a biblioteca virtual do museu, acesse o site www.cja.ufc.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário